O que é prioridade em sua vida?

Esse artigo apresenta resumidamente:

  • A importância de estarmos bem para cuidarmos de quem amamos;
  • O papel fundamental da serotonina em nossa saúde e bem-estar mental e emocional;
  • O que o nosso intestino tem a ver com nossa imunidade e com a produção da serotonina;
  • O que é necessário para cuidarmos adequadamente de nossa saúde física, mental e emocional.

_______________________________

Se eu lhe perguntasse: o que é prioridade em sua vida? Talvez você me respondesse: a minha família, o meu trabalho, os meus estudos. Mas, como você conseguiria cuidar da sua família, trabalhar e estudar se estivesse física e emocionalmente doente?

Acredito que as duas importâncias abaixo são o ponto de partida para uma vida agradável e sem problemas.

Em poucas palavras vamos entender porque precisamos de limpeza periódica e desintoxicação para termos saúde e bem-estar:

1ª importância: Saúde => Imunidade

Sem imunidade estamos completamente vulneráveis a todo tipo de doenças, estamos realmente sujeitos à morte: pode ser apenas uma questão de tempo – a AIDS (Acquired Immunodeficiency Syndrome) nos mostrou o quão perigoso é ter uma imunidade baixa.

2ª importância: Bem-estar => Serotonina

A serotonina é o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar; é conhecida como o hormônio do humor, da alegria e do prazer – a ausência de serotonina está associada a transtornos psíquicos, tais como alterações de humor, depressão, ansiedade, etc.

É a serotonina quem regula a comunicação entre o cérebro e todos os órgãos do nosso corpo; também é ela quem regula o peristaltismo intestinal – o movimento involuntário que o intestino faz para empurrar o bolo alimentar na direção do lugar adequado para a digestão.

A relação entre a serotonina e o funcionamento do intestino é de tal importância para as condições emocionais que existe uma área de investigação psiquiátrica que prescreve "psicobióticos": um coquetel probiótico que atua na microbiota intestinal, visando melhorar a saúde mental.

Por isso precisamos cuidar muito bem do nosso intestino:

  • Porque o intestino é responsável por aproximadamente 80% da imunidade do nosso organismo! 80% das células do nosso sistema imunitário vivem no nosso intestino e, se nosso intestino estiver sujo, intoxicado, inflamado, infeccionado, então, nossa saúde será muito debilitada e frágil!
  • Porque o intestino é responsável por mais de 90% da serotonina encontrada no nosso organismo. Mais de 90% da serotonina é produzida e armazenada no intestino (o cérebro não produz serotonina!).

Entretanto, para o nosso intestino funcionar direito, precisamos cuidar muito bem do nosso fígado:

O fígado possui mais de 220 funções no organismo, estando todas interligadas e conectadas. Uma das principais atividades está relacionada à formação e excreção da bile, que é posteriormente armazenada na vesícula biliar. A bile é excretada no intestino delgado, onde emulsiona as gorduras, atuando na digestão e na absorção de substâncias nutritivas ao nosso organismo.

No entanto, quando há formação de cálculos biliares que diminuem ou impedem a produção e a excreção da bile pela vesícula biliar, ficamos sujeitos à retenção de toxinas muito nocivas e consequentes infecções e complicações graves à nossa saúde. Uma vesícula biliar malcuidada pode ser como uma bomba-relógio silenciosa pronta para explodir e, assim como acontece com o apêndice, pode vir a causar risco de morte por infecção generalizada.

Dessa forma, se o nosso fígado e a nossa vesícula não estiverem funcionando bem, o nosso intestino também não estará e teremos grande prejuízo para nossa saúde e sensação de bem-estar físico e emocional.

Uma importante advertência deve ser dada para quem faz, ou já fez, algum tipo de tratamento ou dieta para emagrecer – esta pessoa precisa, indispensavelmente, fazer uma limpeza de fígado e de vesícula, porque os procedimentos de emagrecimento geram lodo biliar, que vai se calcificando e formando pedras no fígado e na vesícula. Para ilustrar, basta dizer que a incidência de cálculos biliares em mulheres que buscam emagrecer é muito maior do que nos homens que se importam um pouco menos com o sobrepeso. O que não pode acontecer é que quem cuida da estética não cuide, também, da saúde – assim como as pessoas realizam periodicamente a troca de óleo dos seus carros e limpam as caixas de gordura das suas casas, devem dar ainda maior atenção e cuidado ao seu intestino, fígado, vesícula, enfim, à sua saúde, evitando, assim, sérias consequências por causa de simples negligência.

Para cuidar adequadamente da nossa saúde percorremos um caminho que pode ser representado pelo acróstico DNA: Desintoxicar, Nutrir e Alcalinizar. Basicamente todas as terapias humanizadas de todos os tempos e lugares buscam esse mesmo objetivo: manter o organismo alcalino e, portanto, saudável.

Um tratamento adequado do intestino, fígado e vesícula, envolve uma preparação anterior com desparasitação, limpeza de intestino e rins, e demanda a atenção de um terapeuta especializado.

Se eu puder ajudar, por gentileza, entre em contato!

Att.,

Dr. Marlon Schock.